As dicas para viajar com cães com segurança e conforto vem para tornar esse processo mais simples, evitar acidentes e garantir que você vá para mais lugares com o seu pet. Confira!
1# Tenha acessórios básicos
Uma das dicas de viagem é ter os acessórios que vai precisar. Como um pote para água e comida (viagens mais longas), água fresca, coleira, brinquedos ou itens que ele goste.
Isso cria uma sensação de segurança para o pet, reduzindo o estresse.
2# Dicas para viajar com cães: Adapte o seu cão ao carro/caixa
No geral, a recomendação é que os pets viagem na caixa de transporte, que traz mais segurança e proteção durante o percurso.
Dessa forma, comece adaptando o seu cão em casa, preferencialmente desde filhote, a entrar e ficar na caixa, a se sentir confortável ali. O mesmo deve acontecer com o carro.
Sendo assim, coloque ele naquele espaço com tudo parado, coloque petiscos, dê comida e brinquedos, etc. Isso ajuda a criar um estímulo positivo. Mesmo que o seu cão não se adaptar com a caixa, sempre use o cinto de segurança, nunca o deixe solto.
3# Viajar com cães: alimentação e necessidades básicas
Uma dica de ouro é, antes da viagem, leve o seu pet para fazer as necessidades. Inclusive, o ideal é que a comida seja dada em torno de duas horas ou mais antes da viagem.
Em casos em que o percurso demora, faça algumas paradas e deixe ele beber água, andar um pouco.
4# Carteira de vacinação em dia e leve os itens básicos
Uma realidade das viagens é que você chega tarde, nem sempre encontra um local para comprar o que o cão costuma comer e outros aspectos desse tipo.
Sendo assim, tenha a carteira de vacinação do pet junto com seus documentos, com as vacinas em dia, e tenha uma maleta com os itens básicos do pet. Como medicamentos, alimentos e petiscos que ele está habituado.
E lembre-se de limpar o cão antes da viagem, evitando odores fortes.
5# Viagens de ônibus ou avião
As dicas para viajar com cães em segurança e conforto em ônibus e aviões requerem o dobro de cuidados. Primeiramente, as companhias têm regras específicas e vemos diversos casos de problemas.
Sendo assim, o ideal é que você busque uma companhia onde o pet viaje junto com você, na poltrona ao lado ou nos seus pés. Por norma, nunca deixe os seus amigos peludos nos “bagageiros”.
Além disso, opte por horários mais amenos, sem muito movimento, sempre passeie muito com os pets antes de entrar, evite dar muita água ou comida. Nesses casos, é indispensável a adaptação com as caixas de transporte.
Por fim, acostumar os pets antes das viagens são a melhor maneira de evitar o estresse e garantir um percurso mais tranquilo. Sendo assim, comece esse treino o quanto antes.
Assim, vocês conseguiram ir para diversos lugares sem quaisquer problemas.
Enfim, lembre-se de verificar se os locais para onde vão aceita pets, para curtir a viagem e não ficar preso no quarto.