Qual a promessa de benefícios da quiropraxia canina?
Os benefícios da quiropraxia canina começaram a circular (com mais impulso) no último ano e trouxe uma série de dúvidas à tona. Inclusive, se você nunca viu e acabou dando de cara com um vídeo da técnica, pode ter assustado (como eu).
Entretanto, o que algumas páginas não contam é que a técnica parte de uma análise profunda do corpo e músculos. Além disso, é baseada na restauração do alinhamento da colune e de outros pontos.
No Instagram, uma das principais página é do Murat Colak, por meio da conta @bones_hands_animals. Mas você encontra outros quiropratas por aí.
Agora, vamos entender melhor o que é essa técnica.
O que é e como surgiu?
Antes de mais nada, a quiropraxia só deve ser realizada por profissionais que entendem do assunto. Ou seja, nada de ver vídeos por aí e tentar testar em casa.
Usada em humanos e animais, a técnica consiste em manipular a articulação, principalmente da coluna vertebral, visando realinhar e corrigir o eixo corporal.
Dessa forma, temos a sensação de “estalos” durante a sessão que faz alguns pets assustarem ou ficarem em alerta.
É importante destacar aqui que a coluna é formada por uma série de vértebras. Essas vértebras sofrem uma série de pressões ao longo do dia.
Tanto por uma má posição ao dormir ou se sentar, quando por lesões, doenças e assim por diante.
Justamente por isso, não é recomendada para todos e, o ideal, é conversar com o veterinário antecipadamente. Geralmente, cães que passaram por cirurgias na coluna, infecções nos ossos fraturas ou instabilidades, devem evitar essa técnica.
Enfim, essa técnica nasceu nos Estados Unidos em 1895 pelas mãos de um canadense, o Daniel David Palmer.
Se quiser conhecer mais da história da técnica, vale a pena conferir o post especial da página Saúde&Coluna.
Qual a promessa de benefícios da quiropraxia canina?
Nos vídeos que circulam nas redes, vemos gatos, cães, lhamas, cobras e muitos outros animais em sessões de quiropraxia.
A ideia dos profissionais da área é que as técnicas liberem as articulações, promovendo uma sensação profunda de alívio e bem-estar.
Nos vídeos, é possível perceber que uma série de movimentos na coluna, pescoço, patas, rabos e mais. Inclusive, especialistas brasileiros falam sobre a importância de entender a anatomia do animal.
Diferentemente dos humanos, os estalos não costumam ser um bom sinal. Logo, é importante ficar de olho para não causar danos aos nervos ou mesmo edemas e lesões.
Em alguns casos, esses barulhos não parecem ser reais e alguns dizem se tratar de um efeito colocado posteriormente.
Agora, pensando nas promessas de benefícios da quiropraxia canina, a principal recomendação é quando os pets têm algum promove motor, como dificuldade ou dor ao se locomover.
Simultaneamente, estimula os reflexos neurológicos, reduz dores e promove relaxamento. Para cães que tem ansiedade, funciona como um tratamento auxiliar.
Então, você conhece alguém que já fez ou já viu os vídeos circulando por aí?