Cachorros imitam comportamentos humanos: entenda como isso acontece
Nesse post, traremos algumas temáticas interessantes sobre como os cachorros imitam comportamentos humanos. Inclusive, alguns vídeos bacanas têm circulado na internet.
Provavelmente, você viu aquele em que uma cachorrinha da raça Shihtzu “pede” para ir ao andador (e o bebê chora pela troca de lugar); ou mesmo aquele em que um tutor conta que gastou mais de R$ 2 mil em consultas para descobrir que o cão mancava por imitar ele (que estava com o pé engessado).
Mas como exatamente isso acontece? É isso que vamos falar aqui!
Como os cachorros imitam comportamentos humanos?
Não é segredo que os cães são ótimos em observar os seres humanos e todo o ambiente. Mesmo sem a capacidade de falar como nós, entendem o contexto geral das coisas.
É por esse entendimento que os pets são adestrados: eles entendem o que você espera deles e repete aquele comportamento.
Aqui, não importa dizer como exatamente isso acontece, já que é um processo de estímulo – recompensa.
Conforme aponta a ciência, os cães conseguem guardar memórias. Tudo isso comprovado no estudo da Universidade de Eotvos Loránd – Hungria.
Publicada no periódico Animal Cognition, os peludos conseguem reproduzir uma série de coisas, como atividades, depois de verem os humanos as fazendo. Isso mesmo após um intervalo e com distrações.
Claro que isso parece uma constatação óbvia para os donos de pets. Afinal, vemos os cães reagindo à rotina, seja na hora de pegar a coleira, o pote de comida, uma bolinha e mais.
Entretanto, essa pesquisa traz respostas para essas situações inusitadas, com coisas que não pedimos que o cão reproduzisse.
E, porque eles repetem esses comportamentos?
A verdade é que os cães estão continuamente prestando atenção nos seres humanos.
Com isso, conseguem identificar o nosso humor, o que estávamos fazendo e até qual será o resultado. Claro que de forma mais generalizada.
Por exemplo, muitos cães entendem que quando os donos começam a lavar a louça, significa que logo vem a comida e ficam esperando pelo ambiente.
Neste mesmo cenário, os cachorros imitam comportamentos humanos para receber alguma coisa.
O vídeo da cachorrinha que pede o andador, por exemplo. É provável que ela tenha notado que o novo integrante da família (bebê) recebe bastante atenção e que os pais ficam próximos quando ele está no andador.
Logo, quer aquela atenção e, para isso, entende que o processo deve ser o mesmo (ficar no carrinho).
No caso dos cães que mancam quando os tutores também mancam, o comportamento pode ser uma reação ao diferente, já que é algo que o dono está fazendo e ele confia no dono.
É como um tipo de adequação para a rotina, se adaptando ao novo e sincronizando as coisas.
Inclusive, um estudo publicado também na BBC mostra que os cães tendem a replicar a personalidade dos donos. Como aquela sensação de que é a “cara do dono”.
Os cães são sensíveis às emoções e podem captar sinais desses estados, reproduzindo-os.
Ou seja, é por isso que alguns cães parecem dormir mais que outros, são super extrovertidos ou mais estressados, preferem o espaço pessoal preservado, etc.