Os cães de trabalho são indispensáveis nos seus campos, desenvolvendo uma série de funções que irão ajudar os seres humanos, garantir a preservação da vida, elevar a qualidade de vida de seus tutores e mais. Vem conferir as mais conhecidas!
1# Cães de busca e salvamento
Os cães de busca e salvamento são os mais conhecidos pelo público, principalmente por ganharem notoriedade quando alguma tragédia acontece.
Em síntese, são pets que passam por um treinamento completo para atuar em diferentes campos. Assim, são capazes de rastrear, buscar, auxiliar no resgate e salvamento de pessoas e até outros animais.
2# Cães de trabalho de Terapia
Os cães de terapia são treinados para oferecer suporte terapêutico a pessoas. Inclusive, atuam em hospitais e clínicas, lares de idosos, clínicas especiais e mais.
Atualmente, há os “cachorros de suporte emocional”. Esses são cães que ficam por longos períodos com o tutor, inclusive em viagens de avião, ônibus, etc.
3# Cachorros policiais/ de detecção
Cães policiais, ou K-9, atuam com profissionais em atividades como: perseguição de suspeitos, para manter a ordem, restringir ou bloquear espaços, controle de criminosos, etc.
Cabe destacar que esses cães também podem ser treinados para farejar substâncias ilegais, chamados de cães de detecção.
Neste campo, identificam e encontram armas, drogas, sangue, restos humanos, explosivos, etc.
4# Pets de serviço
Os cães de serviço são aqueles que prestam algum tipo de assistência a um ou mais indivíduos, geralmente quando há uma necessidade específica ou limitação.
Dessa forma, é aqui que se encaixam os cães para deficientes visuais, auditivos, diabéticos, cadeirantes etc. Portanto, há treinamentos específicos para desenvolver tal habilidade.
5# Cães de trabalho de pastoreio
Os cães de pastoreio são famosos por ajudar no serviço diário com gado, patos, ovelhas e mais. Aqui, existem raças específicas usadas para tal, já que há uma série de características importantes a serem consideradas.
6# Cachorros de patrulhamento
Os pets usados para patrulhamento atuam, em geral, junto a militares, policiais, seguranças e outros profissionais de segurança.
Com isso, são cães que realizam o patrulhamento com os tutores humanos, a pé ou não. Além disso, auxiliam no deslocamento de detentos, rondas policiais e assim por diante.
Por fim, é válido destacar que os cães de trabalho são animais excepcionais, que possuem uma série de habilidades. De qualquer maneira, os cães trazem bem-estar e maior equilíbrio emocional/mental.
Não à toa, há diversas pesquisas e experimentos envolvendo animais, inclusive na reabilitação de detentos.
Cães de trabalho: há raças específicas
Algumas raças de cães são usadas para determinadas situações, conforme o histórico genético. Geralmente, isso se dá pela necessidade de características importantes, como o gostar de água, faro, energia, etc.
Porém, mais importante que isso, cada campo de trabalho exige um treinamento específico, para que as habilidades sejam trabalhadas. Logo, se você tem um pet e quer desenvolver algum tipo de ação, comece o quanto antes o treinamento com um profissional qualificado.