Se você tem um pet e já saiu andando por aí, deve ter notado como a postura dele muda, de repente, tudo parece ser interessante. É por isso que os cães e atividades ao ar livre são uma combinação imperdível que pode trazer uma série de vantagens para todos.
Justamente por isso, trouxemos aqui algumas ideias de como fazer isso, dicas de locais para explorar e, claro, cuidados para curtir esses instantes. Confira!
Ideias de lugares para curtirem
Para começar, todos os locais podem ser curtidos com o seu pet. Desde um local onde todos caminham, até aquela trilha que tem em um parque.
Assim, pensando em todo o ar livre, esses locais são repletos de estímulos para os cães. Com cheiros diferentes, imagens, animais, texturas de solo, etc.
Dessa forma, algumas ideias de lugares bacanas para começar a conhecer com o seu peludo:
- Trilhas;
- Parques;
- Acampamentos;
- Estradas de terra, etc.
Entretanto, esses locais devem ser seguros, para você e para o peludo. Além disso, se você tem um cão “vereador”, aquele que quer cheirar todo mundo, fuja dos horários de pico. Ah, e aproveite para conferir mais dicas incríveis aqui na página!
E os “parcões”?
Nas grandes cidades, os parcões ficaram famosos entre os tutores. No geral, são espaços verdes cercados, onde você pode ir e soltar o seu cão em “segurança”.
Porém, é preciso ter um pouco de cuidado. Primeiro, verifique se é um local realmente seguro, sem chances de fugas.
Simultaneamente, nem todos os cães são socializados corretamente, o seu pode ficar acuado, gerar brigas e mais. Então, redobre a atenção.
Cães e atividades ao ar livre: atividades, dicas e cuidados
Agora, vamos falar dos três pilares básicos para curtir todo o espaço verde possível. Inclusive, uma dica especial, é levar o seu pet para viajar com você, quando for viável para ambos.
Primeiramente, as atividades.
É um espaço aberto e cheio de estímulos, a principal atividade é caminhar, correr, nadar e até para treinamentos, para ensinar a socializar e mais.
Já em relação às dicas, o foco é garantir a seguridade e diversão.
Sendo assim, tenha guias mais longas, para curtirem mais o lugar, deixe eles cheirarem a natureza, permita o animal ser um pet, rolando por aí, leve petiscos e água limpa para ambos, tenha um tempo para descanso, estimule ele a entrar/andar na água, etc.
Ao final, os cuidados, sendo eles:
- Certifique-se de ser um local seguro;
- Sempre leve uma água, celular carregado e fique em zona autorizada;
- Utilize sapatos adequados e evite áreas que machuquem as patas dos cães;
- Essas atividades devem ser feitas na manhã, até as dez horas, ou após as 16:00/17:00hrs, ou seja, sem os picos de sol;
- Tenha uma boa guia e, se o cão não é treinado, nunca o deixe solto;
- Sempre tenha uma plaquinha de identificação no pet.
Enfim, agora você conhece cuidados, dicas e mais sobre cães e atividades ao ar livre. Mas, se acontecer qualquer imprevisto no caminho, como uma picada de inseto, consulte um veterinário rapidamente.
Ademais, aproveite para curtir todo esse espaço natural e mostre as belezas do mundo para o seu peludo.