Cães e clima frio: alinhe cuidado e liberdade

Mesmo que a maior parte do Brasil não seja marcada por um grande inverno, os cães e clima frio trazem algumas preocupações para os tutores. Principalmente se você tem um peludo que adora se esconder, ficar na cama e se enrolar no cobertor.

Então, confira algumas dicas de como garantir um local confortável para o seu pet e conferir se roupinhas são as melhores opções!

Antes de mais nada: dê liberdade para o pet

Primeiramente, alguns pets são mais sensíveis que outros ao inverno. Seja pela presença de gordura corporal, tipo de pelagem e região na qual estão.

Assim, a dica é dar liberdade para o pet ficar onde se sente bem e notar sinais de desconforto.

Sendo assim, se o cão começar a buscar lugares fechados, tremer, ficar muito próximo de você (quando não tem esse hábito), podem ser sinais de frio.

Entretanto, se ele não apresenta nenhum sinal de desconforto, deixe ele livre para ficar onde quer, mesmo que seja no chão. Não tente trancá-lo a força na casinha ou algo assim.

Cuidados com os cães e clima frio

Agora, vamos às dicas de cuidados que vão tornar o inverno mais confortável para vocês. Inclusive, vale já manter tudo limpo antes desse período chegar, para evitar lavar um cobertor que irá demorar a secar.

Cama quentinha que corta o vento

Principalmente para os cães que ficam do lado de fora da casa, é indispensável ter uma casa ou local de abrigo que corta o vento. Ou seja, que protege o pet.

Além disso, tenha uma boa estrutura macia, que esquente. Atualmente, há diversas mantas fáceis de lavar, leves e esquentam os animais.

Sempre seque o pet

O clima frio, no geral, traz chuvas ou chuvisqueiros e até sereno. Quando isso acontece, o pet pode acabar se molhando, principalmente nos passeios.

Quando isso acontece, é importante secar o máximo o pet, com a toalha mágica ou comum, retirando o excesso de água. No caso dos pets de pelo longo, vale a pena usar o secador.

Além disso, se mora em local de geada, verifique as patas e fique atento ao local de passeio. Geralmente, são indicadas pomadas/hidratantes de cães para evitar rachaduras.

Cuidado com a hipotermia

A hipotermia acontece quando a temperatura corporal do pet é reduzida drasticamente, além do normal. Geralmente, isso ocorre quando os pets ficam muito tempo ao ar livre.

Seja em passeios ou não. Neste caso, as roupas podem ser uma boa opção.

Porém, se notar o pet prostrado, fraco, tremendo, baixa respiração e perda de consciência, leve o pet para um local aquecido. Use toalhas e mantas, coloque bolsas quentes em cima das mantas/toalhas e leve-o ao veterinário.

Ah, e os cães e clima frio devem manter uma alimentação de qualidade, atividades físicas, enriquecimentos em local protegido.

E as roupinhas, são boas opções?

As roupas são opções bacanas, mas nem todos os pets gostam e exige alguma adaptação.

Dessa maneira, sempre priorize o conforme dos cães, compre o tamanho certo e evite detalhes. Como botões, zíperes, itens que fazem barulho, etc.

Além disso, escolha materiais de qualidade e conforme a necessidade. Sejam aqueles impermeáveis, de algodão ou tipo mantinha. E a roupa nunca deve impedir o cão de se mover.

Então, quer conferir mais dicas incríveis, receitas e curiosidades? Aqui na página você encontra!

Taynara Doni: