Nesse post, vamos trazer um tema especial: como os cães e famílias se relacionam, tornando-se membros valiosos que trazem alegria e companhia.
Inclusive, você sabia que os cães fazem parte da sociedade há milhares de anos? Tudo isso começa em uma relação com benefícios. Em suma, os lobos ficavam próximos dos humanos se aproveitando das carcaças de animais que eram caçados. Nesse processo, ofereciam proteção.
De lá para cá, muitas coisas mudaram e essa relação se tornou cada vez mais importante e mútua. Hoje, são mais de 21% de casais sem filhos (dados UOL), com pets em casa. Isso sem falar aqueles que moram sozinhos ou namoram.
Os cães se sentem como membros familiares?
Primeiramente, os cães possuem sentidos super aguçados, reconhecem expressões comportamentais, rotina, níveis de estresse e felicidade, etc.
Porém, há estudos que mostram que o cão é capaz de discriminar o rosto dos membros da família e conhecidos por meio da análise facial. E isso estimula o córtex cerebral.
Assim, quando você usa algo que cobre o rosto, os cães tentam farejar, para reconhecer o cheiro. Isso ficou mais evidente durante a pandemia, devido o uso das máscaras.
Vale dizer ainda que os cães reconhecem comportamentos, criando laços fortes com os tutores. Por exemplo, é comum ver vídeos de cães “imitando” comportamentos, como quando “dançam”.
Simultaneamente, os pets são animais territoriais, que entendem que aquele espaço no qual vivem também lhe pertencem, e isso é transferido para os humanos.
Mas atenção: isso não significa que você deva permitir comportamentos agressivos, mas é comum que sejam definidos limites. Como aquele cão que não quer crianças em suas camas, que não gostam de muito carinho mesmo amando os donos, etc.
Ah, e se você tem dúvidas sobre a alimentação para os peludos, confira aqui um post especial apresentando a AN (alimentação natural) x a ração.
Cães e famílias: os membros valiosos que trazem alegria e companhia
Esses membros valiosos que trazem alegria e companhia para os tutores, amigos e conhecidos conseguem mudar completamente a rotina.
Dessa forma, é com os cães que as famílias interagem quando todos saem, criam e seguem uma rotina específica, se desenvolvem melhor emocionalmente, se sentem compreendidos e mais.
Portanto, os cães e famílias criam um vínculo completamente individual e pode diferir para cada um dos presentes. Aposto que você já percebeu como o peludo parece conhecer os gostos de cada um. Logo, ele brinca com um, dorme com outro, bem como pede comida para outro, etc.
Tudo isso por entender as reações, compreender o comportamento e ser um dos que mais observam as coisas, mesmo quando está em silêncio ou completo caos.
Ao final, separamos uma lista dos principais benefícios do convívio entre cães e família, confira:
- Você aprende sobre empatia;
- Reduz o egoísmo;
- Eleva a responsabilidade;
- Baixa o estresse e combate a solidão;
- Eleva a sociabilidade;
- Auxilia no combate da depressão, ansiedade e pânico;
- Você cria uma rotina e a segue;
- Você sente que sempre tem alguém ali por você, etc.
Enfim, vale dizer que os cães merecem todo o seu cuidado. Justamente por isso, mantenha as vacinas em dia, consulte um veterinário e tenha o seu peludo bem por mais tempo.