Nesse post, vamos trazer um tema que muitos têm dúvidas: cães e viagens de avião. Então, se você está pensando em viajar e levar seu peludo, mudará de estado ou precisa saber mais sobre isso, agora é o momento.
Cachorro pode viajar dentro da cabine?
Uma das principais questões que surgem é sobre o cão viajar dentro da cabine. Afinal, colocar o seu melhor amigo em um “porta-malas”, parece algo completamente absurdo, desconfortável e perigoso.
Dessa forma, a maioria das companhias aéreas permitem isso, mas existem algumas regras. Como ser porte pequeno, ter mais de quatro meses, pesar um determinado kg, ficar na caixa de transporte o tempo todo, etc.
Sendo assim, a regra de ouro é: converse com a companhia e verifique se há documentos a serem preenchidos previamente.
Cães e viagens de avião: procedimentos e regulamentos para viajar
Agora, separamos as principais regras para o cão viajar tranquilamente com você. Esses procedimentos e regulamentos não dispensam uma boa conversa com a companhia aérea.
Idade e vacinação:
Primeiramente, todos os cães devem ter mais de quatro meses e estarem com as vacinas em dia, ou seja, terem o protocolo em dia.
Inclusive, no check-in, é preciso apresentar esse documento.
Simultaneamente, é comum que as companhias solicitam um atestado de saúde. Esse documento funciona como um laudo, emitido pelos veterinários, que atesta que o seu cão está saudável, livre de parasitas e apto a viajar.
Limpeza e caixa de transporte
Os cães devem estar limpos, sem odores, já que isso prejudica a experiência de voo. Portanto, limpe bem o seu pet ou dê aquele banho uns dias antes, escove, faça a tosa/tosa higiênica e assim por diante.
Já em relação à caixa de transporte, a mesma deve ser limpa, segura e comportar confortavelmente o seu cão. Ou seja, nada de colocar ele em um local super apertado.
Peso e número de pets
As companhias aéreas costumam limitar a quantidade de pets em cada voo. Geralmente, são permitidos até 4 pets por voo e cada passageiro tem direito a um pet.
Simultaneamente, o peso máximo costuma ser em torno de 10kg, já com a caixa de transporte. Para os cães de grande porte, é preciso verificar as regras de cada companhia.
Cães e viagens de avião: dentro da caixa e itens de limpeza
Por norma, evite dar muita água e comida antes da viagem e sempre passeie com ele antes de fechá-lo na caixa.
Entretanto, acidentes ainda podem acontecer. Por isso, é válido ter um kit com sacolinhas, lenços umedecidos, tapetes higiênicos (inclusive forrando a caixa), bem como spray de limpeza antiodor.
Desse modo, se acontecer dele fazer alguma necessidade, explique para a aeromoça, vá até o banheiro, solte o pet, limpe a caixa, coloque tudo na sacolinha, forre novamente, prenda o cão e volte para o seu lugar.
Por fim, a caixa deve ficar nos pés, na parte inferior do assento. No geral, as caixas maleáveis são mais práticas para se adaptar ao lugar.