Os cães falam? E os vídeos dos pets que parecem falar com os tutores?
Há alguns anos, mais especificamente em 2014, o vídeo de um cão com o focinho colado na câmera fez sucesso, onde o tutor ia “conversando” com o peludo. Mas será que os cães falam?
Aqui, separamos alguns dos vídeos dos pets que parecem falar com os tutores e o que dizem os especialistas sobre o assunto. Inclusive, você sabia que os cães são ótimos em compreender e reproduzir comportamentos? Vem saber mais!
Vídeos dos pets que parecem falar com os tutores
Primeiramente, se você tem um cão ou conhece algum, é provável que já tenha conversado com ele várias e várias vezes. Inclusive, ficamos esperando pela resposta.
Na maioria das vezes, esse retorno vem em formato de latidos, choramingos, uivos, pulos e assim por diante.
Recentemente, o vídeo do Aaron, um husky influencer, superou os 7 milhões de visualizações nas redes sociais. No vídeo, o peludo parece falar em sotaque italiano.
O vídeo dura 28 segundos, com uma interação entre Aaron e a tutora, muitos resmungos com aparente sotaque, muita indignação e um debate acalorado. Se não viu o vídeo, confira aqui na rede oficial.
Claro que o pet é super carismático e Antônia, a dona de Aaron, aproveita para trocar uma ideia e compartilhar diversos momentos divertidos.
Outro vídeo famoso é o do Ninão, no qual o tutor fala com ele sobre a “pensão” que deverá ser paga para os seis filhotes. A Pitty Bela também fez sucesso em um resmungo que parece sair “mamãe”. E existem milhares de outros vídeos como esses.
Os cães falam?
Agora, vamos à pergunta que não quer calar: será que os cães falam?
A realidade é que os pets são capazes de vocalizar, ou seja, emitem um tipo de som que, dependendo da forma como é recebido e entendido, pode parecer uma fala.
Isso significa que os pets não conseguem conversar como os seres humanos, com vogais e consoantes que, juntas, formam as palavras.
Dessa forma, os especialistas em comportamento canino dizem que os cachorros falam através de uma junção de elementos. Esses elementos envolvem a vocalização (os sons), bem como o comportamento. Como a posição do rabo e do corpo, orelhas e assim por diante.
Logo, dependendo da situação, um latido pode significar tensão, excitação para uma brincadeira, ansiedade, medo e mais.
Muito além disso, os cães se comunicam observando e reproduzindo alguns comportamentos. Principalmente aqueles que geram algum tipo de resposta.
Quer um exemplo fácil de como os cães falam? Considere alguma coisa que você faz sempre e que o seu pet gosta, depois, veja a maneira como ele responde a isso.
Por exemplo, se você sempre diz para o seu cão “vamos passear” e logo em seguida pega a coleira, ele entende o que aquilo significa. Geralmente, eles latem e pulam, um sinal de felicidade e espera. Os tutores reforçam isso.
Como resultado, mesmo sem pegar a coleira, se você disser “vamos passear”, o seu peludo parece já “responder” a isso.
Entretanto, existem sim alguns cães que vocalizam mais que outros. Como o Samoieda, Huskys e o Malamute-do-Alasca, que são pets que uivam bastante.
Ademais, cães que foram reforçados a fazer isso, também acabam “falando” bastante.
Quer um segredo? Por aqui, acreditamos que os cães falam sim (e falam muito), mas de um jeito próprio. Não à toa, são companhias incríveis que tornam a nossa vida mais feliz.
E o seu pet, ele fala bastante? Que tal compartilhar isso com a gente? Aproveite para seguir a página no Instagram e fique de olho nas novidades!