Cães independentes: o que não te contam sobre os pets que gostam de espaço

Cães independentes: o que não te contam sobre os pets que gostam de espaço

Nesse post, vamos falar de cães independentes, um assunto que surpreende muitos tutores, levam a comparações entre peludos e mais.

Sendo assim, vem conferir o que não te contam sobre os pets que gostam de espaço, que às vezes não aceitam carinho e que podem parecer desapegados demais.

Espaço pessoal: você realmente sabe o que é isso?

Cães independentes

O espaço pessoal é um conceito que geralmente trazemos para o mundo dos seres humanos. Ou seja, é comum pensar e dizer que temos um tipo de espaço que os outros devem respeitar.

Entretanto, quando falamos de pets, isso parece nublar um pouco.

Afinal, vemos os animais de estimação como uma extensão nossa, queremos estar sempre por perto e até esperamos que eles nos ofereçam aconchego.

Porém, se você tem o seu espaço pessoal, por que não respeitar e entender que os pets também têm?

A realidade, é que todos os animais possuem um grau de tolerância razoável, alguns têm um limite maior, e em outros, é menor. Inclusive, muitos incidentes acontecem quando essa “linha” não é respeitada.

Portanto, vamos definir espaço pessoal como um grau de localidade que traz conforto, segurança e o sentimento de estabilidade.

Em contraponto, quando esse espaço não é respeitado, o sentimento é de invasão, frustração, estresse, raiva e mais.

Cães independentes: o que não te contam sobre os pets que gostam de espaço

Agora, vamos trazer isso para a realidade dos nossos amigos de quatro patas.

Os cães independentes, em resumo, são aqueles que ficam bem sozinhos, que não são dependentes dos tutores, que se adaptam facilmente e que querem uma certa distância.

No geral, esses pets não querem que outros animais ou pessoas fiquem muito próximos, gostam de manter os olhos no espaço, ficam irritados quando tentam pegar no colo ou algo do tipo.

Bem diferente do que vemos por aí? Já que muitos pets querem deitar-se ao nosso lado, dormir junto, ficar na mesma cadeira ou colo, procuram por carinho sempre, etc.

Assim, alguns pets são mais sociáveis que outros, gostam de mais contato ou não e assim por diante.

Uma verdade é que os cães não precisam interagir com todos e querer carinho a todo instante. Essa é uma perspectiva completamente humana.

Como ajudar os cães independentes?

Se você tem um cão independe, a regra de ouro é criar e respeitar esse espaço pessoal.

Assim, coloque a caminha dele em um local que ele goste e deixe ele ali, sem ficar a todo instante tentando contato. O ideal é esperar que ele venha até você.

Simultaneamente, avise isso para as demais pessoas: diga que eles querem espaço e que respeitem isso, imponha limites e não deixe que eles irritem os pets.

Na rua, nos passeios, por exemplo, não deixe que as pessoas ou outros pets se aproximem, já que pode resultar em comportamentos agressivos.

Quer saber mais e conferir dicas para ter um cão mais feliz? Aqui separamos os melhores conteúdos para você responderas suas perguntas e começar tudo em casa. 

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.