Casa segura para cães: 4 dicas para evitar acidentes

Tornar a casa segura para cães é uma tarefa que exige atenção e cuidado. Principalmente para escolher itens que possam prever acidentes. Pensando nisso, separamos aqui tudo o que você precisa saber sobre o tema, confira!

1# O piso pode causar uma série de acidentes

Os pisos são um dos principais problemas para os pets, principalmente quando eles começam a ficar mais velhinhos, quando a locomoção é mais lenta.

Entretanto, mesmo que o mercado esteja repleto de opções, pouquíssimas se ajustam no longo prazo.

Então, a dica é adicionar tapetes antiderrapantes nos espaços de maior tráfego, como corredores, salas e cozinhas. Isso evita que os pets escorreguem, o que pode levar a machucados e fraturas.

Nas áreas molhadas, como banheiros e locais externos, redobre a atenção.

2# Mantenha fiação e objetos pequenos fora do alcance

Principalmente os filhotes, tendem a mastigar e engolir boa parte daquilo que encontram pela frente. Não à toa, muitos acabam se machucando e até precisam passar por procedimentos cirúrgicos.

A questão é que os pets não sabem que algo pode ser perigoso ou mesmo quais serão as consequências.

Então, cabe a nós, tutores, cuidarmos dos peludos. Sendo assim, retire coisas de locais baixos, que eles consigam acessar, limite áreas de risco e mais.

Aqui, darei um exemplo pessoal. Há um ano resgatei uma cachorra de porte grande que adora pular muros baixos, comer tênis e chinelos, tentar alcançar janelas e mais.

Bom, ano passado, preparei toda a decoração de Natal da casa, incluindo diversos piscas-piscas nas árvores e flores externas.

Por volta das oito horas da noite, quando as luzes já estavam ligadas, estava na cozinha e escutei um baque e um choro. Correndo para ver o que havia acontecido, descobri que minha pet havia mastigado um dos fios, levando o maior choque.

Felizmente, por ser uma carga baixa de energia, o susto foi grande, mas nada aconteceu. Mas isso serviu para trocar as luzes e esquema de fiação.

3# Produtos nocivos sempre escondidos (e trancados)

Claro que uma das dicas que não poderia faltar aqui se refere a todos os produtos que podem ser nocivos para os pets. Como produtos de limpeza, usados em piscinas, óleos e assim por diante.

Tudo isso pode atrair a atenção dos cães, principalmente pelo cheiro (alguns tem cheiro de alimentos e plantas), bem como pelo plástico. Já que muitos cães gostam de mordem.

Sendo assim, opte por deixar em local separado, bem alto e preferencialmente trancado.

A mesma regra vale para plantas tóxicas, como beladona, copo-de-leite, samambaias, arruda, arnica, azaleias e outras.

4# Casa segura para cães: na dúvida, tenha telas

Sabe o comentário que dei acima sobre cães que gostam de saltar de lugares?

Então, principalmente casas com escadas, que tenham sacadas e apartamentos, a regra é telar espaços que propiciem a queda dos pets. Muitas vezes, não se trata de pular, mas de escorregar tentando pegar um brinquedo, por exemplo. Por isso, é importante proteger os pets de espaços que possam levá-lo a uma queda acidental ou não. E, se algo acontecer, verifique o pet e o leve até um profissional.

Taynara Doni: