Os cuidados com as unhas do cão evitam uma série de problemas, desde arranhados até que machuque os cães.
Afinal, se as unhas crescem demais, os pets têm dificuldade para andar, pode quebrar e doer, atingir as “almofadinhas” e assim por diante. Dessa forma, saiba como fazer essa manutenção em casa!
1# Conheça o sabugo
Os cães têm uma estrutura nas unhas chamada sabugo. Essa estrutura é muito sensível e garante a nutrição das unhas do pet.
A maneira mais fácil de identificar o sabugo é observando as unhas, já que se destacar por ter uma coloração rosada, dentro da unha. Entretanto, para os pets que tem unha preta, fica mais difícil.
Neste caso, é preciso observar e aparar aos pouquinhos.
Assim que notar anéis acinzentados, é hora de parar o corte.
Dica de ouro: em alguns casos, fica mais fácil identificar isso usando uma lanterna, posicionada abaixo ou lateralmente a unha. Para notar a diferença de tom.
2# Cuidados com as unhas do cão: acostume o seu pet
Se você nunca cortou a unha do seu cão, o primeiro passo é acostumar ele a isso. Afinal, é algo fora do habitual.
Inclusive, nos cães que correm além de áreas de piso, como em chão de concreto, a unha pode gastar naturalmente, não sendo necessário cortá-la. Mas, em todo caso, vale a pena criar esse hábito.
Então, uma dica é começar gradualmente. Encoste o cortador na unha do pet e, sempre que ele ficar tranquilo, dê um petisco. Repita isso por vários dias antes de cortar, depois comece a cortar pedacinhos menores e repita o reforço positivo. Assim, tudo fica mais fácil.
Esse momento deve ser tranquilo, nunca gerar traumas no pet.
3# Escolha materiais de qualidade
Um dos cuidados com as unhas dos cães envolve escolher bons materiais, desde os cortadores e lixas. Existem diversos tipos.
Dessa forma, um dos mais usados é o cortador guilhotina. Além disso, existem cortadores elétricos, que vão lixando a unha aos poucos. Neste caso, adapte o seu cão ao barulho, criando uma associação positiva.
Lembre-se: sempre vá cortando aos pouquinhos.
No geral, cães que não gastam as unhas dependem dos tutores para aparar a cada 15 dias. Porém, se o cão gasta naturalmente as unhas, esse prazo é estendido. Uma dica é fazer atividades em locais que funcionam como uma “lixa natural”.
Cuidados com as unhas do cão: o que fazer se machucar?
Se ocorrer algum tipo de incidente, durante o corte ou mesmo em uma brincadeira, que atingir o sabugo, além da dor, o dedo do pet vai sangrar.
Nesses casos, o melhor a ser feito é estancar o sangramento e utilizar um produto específico. Como o pó hemostático, que para o sangramento. Se não tiver isso em casa, lave se estiver sujo e utilize um pano limpo para estancar.
Se isso não surtir efeito ou o cão continuar chorando, mancando e mais, levo-o até um veterinário. E para conferir mais dicas especiais para os eu pet, acompanhe o nosso blog e tenha tudo o que quer saber em um clique!