5 cuidados com cachorro no final de ano
A chegada das festas traz uma série de dúvidas para os tutores sobre os cuidados com cachorro no final de ano. Afinal, existem pets que tem dificuldade para lidar com o excesso de pessoas, estímulos e até pelas comidas.
Pensando nisso, separamos aqui o que você precisa saber sobre o assunto e como garantir um período mais tranquilo. Confira!
1# Saiba exatamente o que vai acontecer
A princípio, para conseguir se preparar, você deve saber o que vai acontecer.
Isso significa entender quais serão as festas, como exatamente serão realizadas, quem são as pessoas envolvidas e mais. Se serão muitas pessoas, se há crianças, outros pets e assim por diante.
2# Cuidados com cachorro no final de ano e decoração
Não é segredo que muitos pets adoram a decoração das festas. Inclusive, gostam tanto que acabam interagindo (muito) com elas. Alguns cães puxam os festões, árvores de Natal, bolas decorativas e mais.
Ano passado, uma cachorra adotada de uma conhecida resolveu brincar com os fios dos piscas, as luzinhas. O resultado foi um pequeno choque e um grande susto.
Então, a dica é ficar de olho na decoração e no acesso que o pet tem a ela, mas em como ele entende isso, o nível de interesse.
Se o seu cão sempre quer pegar algo novo, mantenha fora do alcance e evite quaisquer itens que possam causar acidentes.
3# Pessoas e crianças
A regra é simples: o cão precisa entender sobre limites e se adaptar a isso. Porém, esse comportamento não acontece de uma hora para outra.
Logo, se o seu cão não é acostumado com muitas pessoas, faça essa adaptação gradativamente, desde agora.
Inicialmente, a dica é começar a adaptar o cão com essas pessoas e evitar o excesso de “brincadeiras”, para o pet se sentir seguro e confortável ali.
Além disso, no caso de crianças (e alguns adultos), converse sobre os limites. Como não ficar pegando no colo, com as brincadeiras, ao tentar pegar os brinquedos do pet ou ficar “irritando” o peludo. Isso gera estresse.
Dica de ouro: se o seu cãozinho não é muito sociável, não é acostumado com muitas pessoas ou fica irritado com gente/barulho, prefira criar um espaço seguro.
Esse espaço deve conter tudo o que o pet precisa, como água e comida, cama e local para as necessidades. Alguns cães gostam de “tocas”, como casinhas, debaixo da cama, etc.
4# Cuidados com cachorro no final de ano: comida
Assim como os seres humanos, os cães tentam “aproveitar” as festas para experimentar coisas novas e sempre tem alguém que oferece algo. Seja um pedaço de carne ou doce.
Isso pode trazer uma série de problemas para o dono e para o cão. Desde desconfortos estomacais até uma intoxicação.
Por isso, o ideal é seguir 3 regras:
- Alimente o cão previamente (assim ele não terá fome);
- Informe as pessoas sobre não alimentar o pet;
- Separe petiscos para o cão como um presente.
Dessa forma, você reduz as chances de o cão consumir durante a Ceia ou reunião de pessoas, mas o cão ainda se sentirá feliz. Inclusive, você pode separar brinquedos que tenham petiscos, deixando o cão feliz enquanto todos comem.
5# Outras dicas práticas para você seguir
Por fim, existem mais algumas dicas práticas para você ter um fim de ano mais tranquilo e evitar uma corrida até o veterinário. Tome notas:
- Roupas e fantasias: evite! O final de ano já é estressante e isso pode prejudicar ainda mais a estabilidade emocional do cão;
- Embrulhos de presente: muitos cães mastigam tudo, achando que é brincadeira; fique atento a isso e mantenha fora do alcance;
- Crie espaços mais abafados para o cão: o ideal é ter um local de menor barulho para o cão se esconder e que seja realmente seguro;
- Prepare a casa: deixe a casa preparada para o pet, evitando rotas de fuga ou coisas que possam machucar;
- Fogos de artifício: criar um ninho e adaptar o cão é essencial, por isso, estamos separando um post exclusivo sobre o tema!
Quer saber mais? Aqui no blog você encontra os melhores posts para ficar atualizado, cuidar do seu cão e trazer boas festas para todos!