Agora é hora de conferir os principais cuidados com filhotes que estão chegando na sua casa. Dessa forma, você evita uma série de dificuldades comuns e torna esse processo mais divertido, vamos lá!
1# Tenha aquilo que vai precisar
Antes do filhote chegar, é importante que você tenha os itens básicos que ele precisa, como bebedouro e comedouro, tapetes higiênicos ou jornais, local onde ele vai dormir, alguns brinquedos, alimentação e assim por diante.
Ou seja, nada de sair correndo procurar um depois que ele chegar.
2# Cuidados com filhotes: vacinação
Assim que você escolhe um filhote, há um protocolo de vacinação a ser seguido. Sendo elas:
- Entre a 6ª e 8ª semana: V8 ou V10;
- 12ª semana: V8/V10 (2ª dose), gripe canina e giárdia;
- 16ª semana: V8/V10 (3ª dose), gripe canina, giárdia, antirrábica e leishmaniose.
Depois dessas, a antirrábica (raiva) é dada uma vez ao ano e a de leishmaniose tem mais duas doses, sempre com 21 dias de espaçamento. As demais também são indicadas uma vez ao ano, para reforço.
3# A limitação de espaço é importante
Uma dica de ouro nos cuidados com filhotes é limitar o espaço, principalmente quando ele ficar sozinho e durante a noite. Isso evita que ele se perca na casa, acabe sujando diversos ambientes ou chore.
Sendo assim, prepare um local dividido ao meio: de um lado a caminha, um brinquedo, comedouro e bebedouro. Do outro, jornais ou tapetes higiênicos.
4# Comece a criação da rotina e adaptação desde o primeiro dia
A rotina é indispensável para adaptar os filhotes.
Justamente por isso, desde o primeiro dia, tenha locais dentro de casa para ele andar e brincar, comece a adaptar o lugar do xixi, tenha horários para a comida (enquanto filhotes, a média de 4 porções pequenas ao dia).
Simultaneamente, tenha um horário para brincar e estimular os filhotes. Entretenimento é fundamental!
5# Um dos cuidados com filhotes é a higiene
A recomendação geral é que os filhotes só recebam o primeiro banho depois de 60 dias de vida. Isso se for necessário!
Dessa forma, se estiver muito sujo, comum na região onde já mais pelos ou mesmo por pisar no xixi, utilize um pano levemente úmido e, depois, seque bem.
Além disso, antes do protocolo de vacina, não leve o seu pet para nenhum pet shop.
Se tiver a necessidade de um banho ou de uma limpeza maior, tenha cuidado com a temperatura e produtos, já que os filhotes são mais sensíveis.
6# Socialização
Começar a socialização é importante para evitar problemas no futuro. Então, apresente a outros animais, já adaptados e tranquilos. Inclusive, a cães, gatos, pessoas e outros animais que puder. Tudo aos poucos, um de cada vez.
7# Treinamento é um dos cuidados com filhotes
Por fim, treinar um filhote é entender que ele vai brincar, que suas expectativas devem ser baixas e que tudo acontece lentamente. Ensine ele a brincar, defina limites e não espere sucesso em poucos dias.
Ou seja, aproveite essa fase, que passa super rápido, e comece a associar os primeiros comandos.