Quer descobrir os cuidados com pele e a higiene básica dos cães? Nesse post, separamos as dicas mais importantes para garantir a saúde dos pets e evitar nós ou acidentes. Vamos lá!
1# Cuidado com os produtos e excessos de banhos
Para começar, uma dica especial é evitar a humanização dos pets. Inclusive, assim como os seres humanos, possuem uma camada protetora. Quando essa camada é retirada, a pele fica mais sensível, surgem alergias, machucados e lambeduras em excesso.
Sendo assim, o ideal é dar banhos apenas quando necessário, espaçando o máximo possível.
Entretanto, quando surgir a necessidade, dê banhos com produtos específicos para cães, preferencialmente hipoalergênicos, ou leve até profissionais.
Simultaneamente, existem uma série de produtos que são interessantes, protegendo as patas, evitando a incidência solar, auxiliando na limpeza diária, etc. Ademais, evite aqueles com cheiros muito fortes.
2# Escovação torna a vida de todos mais simples
A escovação é indispensável para todas as raças.
Nos cães de pelo longo, evitam os nós, que machucam a pele, ajudam a retirar pelos mortos e mantém o pet mais limpo.
Já os cães de pelo curto, a escovação elimina os pelos mortos, ajuda na limpeza da pele e reduz a queda pela. Uma dica aqui é ter produtos de banho a seco, ideias para o inverno ou para sujidades menores.
Dica de ouro: se o seu cão está sempre brincando na água e na terra, adote medidas básicas de limpeza para evitar banhos. Como limpar as patas, produtos a seco, etc.
Problemas com alergia ao pelo? Confira aqui dicas práticas de como reduzir quadros alérgicos e melhorar a sua vida (e do seu pet).
3# Cuidados com pele e a higiene: olhos e orelhas
Aqui é onde muitos tutores ficam preocupados, mas calma: tem formas fáceis de fazer isso.
Para começar, a dica é utilizar uma gaze umedecida para limpar ao redor dos olhos. Principalmente nas raças com pelos longos. Além disso, manter a tosa em dia auxilia bastante isso.
Já nas orelhas, existem produtos específicos para tal, aplicados com gaze ou algodão. A regra é limpar bem, evitar cotonetes (que podem machucar) e sempre secar bem, principalmente após brincadeiras na água.
Se o cão apresentar coceira excessiva na orelha, dor ou vermelhidão na região, mau-cheiro ou “cabeça torta”, consulte um veterinário.
4# Dentes limpos eleva a qualidade de vida
Seguindo essa lista de cuidados com pele e higiene dos cães, escovar os dentes evita problemas dentários, gengivais, perdas e garante alimentação de qualidade por mais tempo.
Para isso, utilize produtos específicos para isso, nunca o mesmo dos humanos e adapte o seu pet a isso gradualmente.
Uma dica extra é cortar as unhas dos pets caso o seu não as gaste naturalmente. Porém, escolha um bom cortador, fique atento ao limite e vá aos poucos, para não sangrar.
5# De olho nos parasitas: um dos cuidados com pele e a higiene mais básica
Por fim, um cuidado essencial é limpar, prevenir e tratar parasitas. Como pulgas e carrapatos.
Então, dê um bom banho no pet, faça a remoção, utilize a medicação/medida recomendada pelo veterinário, limpe todo o quintal e todos os panos, camas, etc.
Isso evita doenças, previne reações alérgicas, feridas e mais.