Os cuidados de saúde canina garantem que o seu pet tenha uma vida longa e equilibrada, evitando uma série de doenças ou condições que afetam a qualidade da rotina. Afinal, queremos sempre observar os peludos felizes e aproveitando ao máximo, não é?
Então, vamos começar!
1# Vacinação é indispensável
A vacinação é de extrema importância para os pets, prevenindo uma série de doenças. Não à toa, faz parte das campanhas de saúde pública também.
Dessa forma, o protocolo começa a partir da sexta semana, com a primeira dose da V8/V10. Ao completar 12 semanas, o filhote recebe a segunda dose da V8/V10 e a primeira da gripe canina e giárdia.
Na décima sexta semana de vida, vem as doses de reforço da V8/V10, gripe canina, giárdia, antirrábica (raiva) e leishmaniose. Essa última tem 3 doses, com repetição a cada 21 dias.
Anualmente, também há as doses de reforço. Ou seja, tenha a carteirinha e mantenha tudo em dia!
Importante: em animais adotados ou onde não se sabe a procedência, inicia-se o protocolo do zero.
2# Prevenção de Pulgas e Carrapatos
As pulgas e carrapatos são parasitas que podem transmitir doenças que levam a morte do animal. Por isso, você deve fazer o controle.
No animal, utilize medicamentos de controle conforme orientação veterinária. Alguns animais se adaptam melhor a um que a outro e cada um tem um período de durabilidade.
Além disso, mantenha as camas, tapetes, mantas e todos os itens limpos (incluindo o pet), higienize a casa/espaços e, se ainda tiver problemas, fale com um profissional.
3# Alimentação Saudável é um dos cuidados de saúde canina
Quando pensamos em alimentação saudável, é importante considerar as opções naturais (alimentos) e os secos (ração). E você vai encontrar pessoas que defendem um ou outro.
Em cada uma das opções, há vantagens e cuidados. Além disso, há cães que se adaptam melhor a um tipo que outro, principalmente quando são sensíveis.
De qualquer maneira, a regra é: quantidade adequada e alimento rico em nutrientes, livre de sódio e conservantes, sem gorduras saturadas e corantes.
Uma dica é consultar um nutrólogo especialista, principalmente se o seu pet apresenta coceiras, irritabilidade na pele, regiões avermelhadas e lambeduras em excesso.
4# Saúde Dentária
Os dentes garantem a boa alimentação do pet, por isso, é importante seguir alguns cuidados de saúde canina desde o início, adaptando-o a isso.
Dessa forma, o ideal é fazer a escovação uma vez ao dia, sempre com escova e pasta próprios. Simultaneamente, há brinquedos que auxiliam na limpeza, para remoção do excesso do tártaro.
5# Cuidados de saúde canina: visite o veterinário
Por fim, uma regra de cuidado é sempre visitar o veterinário. Aqui, cabem duas ressalvas: nunca medique o seu cão sem recomendação e tenha extremo cuidado com “dicas” online ou de terceiros. Sejam de receitas ou tratamentos.
Isso pode prejudicar a saúde do seu pet e causar uma série de danos e traumas.
Então, tenha um profissional de sua confiança para atender o seu pet sempre que necessário, pesquise clínicas próximas a você e, na dúvida, vá até eles. Inclusive, adapte o seu pet ao ambiente, para ele se sentir confortável e, quando possível, faça esses cuidados em casa.