Nesse post, vamos trazer um assunto capaz de impactar a sua vida de diversas maneiras: será que os cursos de adestramento para cães valem a pena?
Em suma, o objetivo aqui é mostrar o que esses cursos oferecem, o real investimento e quando precisa redobrar a sua atenção. Confira!
De olho nas abordagens
Primeiramente, você irá começar a pesquisa sobre adestramento, vendo uma série de abordagens diferentes. Inclusive, o tipo de treino muda conforme o objetivo. Se você quer um treinamento básico, para passear com tranquilidade, será bem diferente de um treino de agility, performance ou defesa.
Aqui, o principal ponto de atenção é: cuidado com as promessas e com o formato de ensino.
Mesmo com todos os estudos atuais, muitos ainda acreditam que os treinos com cães devem ser baseados em força, em ser o líder e mostrar quem manda.
Simultaneamente, é comum que isso envolva algum tipo de punição, levando o cão a traumas, bloqueios e medos.
Então, a regra é focar em treinos de reforço positivo, evitar comportamentos que causem danos ao animal e acabar com essa coisa de “matilha”.
Os cães se tornam parte da vida humana, membros valiosos da família e devem ser tratados com cuidado e respeito.
Os cursos de adestramento para cães valem a pena?
A partir das abordagens, chegamos à questão dos cursos, e a realidade é que depende.
Então, antes de investir em um curso, você deve avaliar o formato de ensino, quais os módulos, o investimento, suporte e assim por diante. Por exemplo, alguns cursos são de curta duração, focados em um ensino básicos. Outros cursos são personalizados, avaliando as suas necessidades.
Assim, existem aqueles que são interessantes e positivos, que vão lhe auxiliar a atingir algumas metas.
Para isso, veja quais são os meios de ensino, o valor a ser pago, demais funcionalidades, se existem grupos de discussão e ajuda, etc.
Tenha em mente que o valor não é a única questão a ser analisada. Existem cursos curtos que tem um bom ensino, mas outros que não valem a pena. Sendo assim, avalie cuidadosamente.
Uma dica especial é conferir as mentorias e consultorias.
Diferentemente dos cursos, geralmente, focados em vídeos explicativos, as mentorias tem foco na prática. Desse modo, avaliam cada caso e propõe um processo de mudança.
Cursos teóricos: a busca pelo conhecimento
Nos últimos anos, cresceu a busca por conteúdos sobre pets. Principalmente para entender como e porque agem de determinada maneira, sinais e mais.
Como resultado, os cursos também aumentaram. Alguns falando sobre sinais de agressividade, medo, como lidar com traumas, para entender como agem e assim por diante.
Esse tipo de conteúdo é bacana. Entretanto, existem cursos que prometem muito e oferecem pouco. Por isso, fique de olho nisso antes de confirmar qualquer pagamento.
Enfim, verifique a opinião de outras pessoas, em mais de uma plataforma e procure na rede.
Aqui, você encontra uma série de conteúdos de qualidade, gratuitos e pensados para você e para o seu melhor amigo. Vem conferir!