Não sabe mais como entreter o seu pet? Confira os exercícios e atividades para cães gastarem energia, acabar com a frustração, evitar a destruição de móveis e mais.
Inclusive, você sabe de quanto exercício seu cão precisa? No geral, isso depende da raça, peso, idade, disposição e hábito. Sendo assim, vá aos poucos e se tiver maiores dúvidas, converse com o veterinário. Agora, vamos começar!
1# Passeios diários
A princípio, os passeios diários têm uma série de funcionalidades. Servem tanto para que o pet faça as necessidades, quanto para distrair um pouco, sair de casa, fazer treinamentos e mais.
Por isso, esse é um exercício incrível que pode ser praticado várias vezes ao dia, conforme a rotina/possibilidade.
Geralmente, esses passeios são lentos e tranquilos, devem ser feitos nos horários de temperatura agradável e com duração variável (seja 15 minutos ou uma hora).
2# Brincadeiras e enriquecimento ambiental
As brincadeiras e o enriquecimento ambiental estão entre os exercícios e atividades para cães que vão mudar completamente a vida sua e do pet.
Dessa forma, estimulam, reduzem a frustração, elevam os níveis de prazer, trazem calmaria posterior, facilitam os treinos, etc. Inclusive, separamos um post especial com dicas de como fazer isso, clique aqui!
Sendo assim, defina brincadeiras que o seu pet gosta e tenha um horário do dia reservado para isso. Simultaneamente, ofereça um enriquecimento em algum instante, como no meio da tarde.
3# Canicross: exercícios e atividades para cães e tutores
O canicross é uma modalidade de atividade que você conhece, mas pode só chamar de corrida.
Assim, é um exercício no qual você e o cão correm junto, geralmente em terreno simples, como áreas verdes. Esse tipo é ideal para que você e o pet fiquem mais saudáveis, gastem energia e aumentem a liberação de hormônios do bem-estar.
Entretanto, comece aos poucos, adaptando ao pet. Esse tipo de atividade não é recomendável para cães com cardiopatias, obesos, braquicefálicos ou com problemas respiratórios.
4# Natação é uma opção incrível
A natação é um excelente exercício para cães, indicado para aqueles que não podem correr, como cachorros em sobrepeso e obesidade.
Dessa forma, pode ser praticado em alguns dias da semana, geralmente com um foco específico, como a esteira, ou mesmo em formato de brincadeira. Jogando bolinhas, correndo, pulando em piscininhas, etc.
5# Agility entre os exercícios e atividades para cães
O agility é uma modalidade de exercício também usada como treinamento, com alta eficiência de gasto energético.
Em suma, tem um ritmo de corrida composto por obstáculos e uma série de tarefas. Com isso, auxilia os cães a se divertirem, focarem em algo, ensinarem coisas distintas e mais.
Dessa forma, são treinos que começam gradualmente, com corridas mais leves e pequenos obstáculos. Para depois seguir esquemas mais complexos.
Enfim, a regra básica é escolher e aplicar exercícios que estimulem o seu pet e caibam na sua rotina, para serem praticados regularmente. Se surgir qualquer problema ou dificuldade, consulte um veterinário e cuide da saúde do seu peludo. E já aproveite para conferir os demais posts aqui da página!