O resgate e adoção de cães é um encontro de amigos para a vida toda. Ou seja, ao mesmo tempo que você salva aquele pet, a sua vida muda completamente, para melhor.
Além disso, existem milhares de cães a espera de um lar, sendo a maioria da raça mais famosa do Brasil: os vira-latas. Então, se você está em busca de um melhor amigo, quer deixar a sua vida mais leve, feliz e deixar o coração de um peludo quentinho? Vem saber mais!
Processo de adoção responsável: entenda
A adoção responsável significa entender o que significa trazer aquele pet para a sua rotina, considerando as mudanças no dia-a-dia, necessidades e até os gastos.
Claro que tudo isso vale a pena, mas são questões que precisam ser avaliadas.
Ao mesmo tempo, existem alguns cuidados importantes a serem tomados. Como preparar o ambiente, ter um veterinário de confiança e buscar locais para tal.
Caso você tenha encontrado um pet na rua, por exemplo, e decidiu ficar com ele, essa adoção também deve ser seguida de cuidados clínicos, eliminação de parasitas, observação dos medos, etc.
Resgate de cães: o que fazer?
Se você viu um cão e quer resgatar, atenção as dicas:
- Se aproxime lentamente;
- Observe os sinais e fique atento a reações;
- Deixe o cão se aproximar de você;
- Ofereça comida e água;
- Se estiver machucado, tenha algum tecido macio para tentar segurá-lo;
- Se não conseguir segurar no colo, coloque uma guia e direcione o pet, vá oferecendo petiscos, alimentação;
- Leve ao veterinário assim que possível.
Em casos de animais ariscos, redobre a atenção. Se necessário, chame autoridades competentes para ajudar, ONGs e mais.
Se souber de caso de maus-tratos, denuncie no Disque-Denúncia 0800 600 6428), Delegacia mais próxima ou no 0800618080. Ah, perante a lei, nenhum civil pode quebrar uma janela para salvar um animal, chame as autoridades e aguarde no local, faça isso em última instância.
Resgate e adoção de cães: uma vida melhor começa aqui
Por fim, é hora de fazer o resgate e adoção de cães. Ou seja, mude completamente a sua vida e salve de um pet.
Assim, o primeiro passo é assumir a responsabilidade como tutor. Então, você deve ter a consciência de que algumas coisas irão mudar a partir do instante em que o peludo chegar.
Simultaneamente, prepare todo o ambiente e tenha os itens essenciais. Como comedouros, bebedouros, caminha, brinquedos, itens de enriquecimento ambiental, etc.
Vale dizer aqui que o cão adotado ou resgatado já possui uma história, uma bagagem, como você. Logo, vocês irão passar por um processo de aprendizado, reconhecimento e adaptação. É importante respeitar isso.
Há cães que, logo no primeiro dia, querem carinho, brincam e comem. Outros, precisam de um tempo, buscam locais para se esconder e até choram.
Enfim, comece a estabelecer um vínculo com o pet, dê espaço para ele se sentir confortável, ganhe a confiança e tenha um melhor amigo ao seu lado.