Viajando com cães sem preocupação: saiba como se preparar
Não é segredo que muitos tutores escolhem locais e épocas específicas do ano para viajar com cães sem preocupação. Afinal, nem sempre há hotéis ou creches para hospedar os pets e ainda dá aquele “aperto” de deixar o peludo com outra pessoa.
Diante disso, aqui vamos apresentar algumas dicas práticas para se preparar, organizar os passeios e evitar surpresas no processo. Vamos lá!
Melhores lugares para viajar com cães
Primeiramente, as viagens devem ser “pet friendly”, ou seja, permitirem os cães de estimação e terem facilidades ali. Como passeios que aceitam cães, espaços para limpeza e passeios, entre outros.
Atualmente, existem diversos locais espalhados pelo Brasil que aceitam e favorecem os donos de pets, com estruturas pensadas para os peludos.
Inclusive, uma dica especial é sempre ligar com antecedência e conversar com o local (gravando todas as informações). Veja se há limites de pets, em relação a peso ou número de animais, entre outras especificações.
Entre os locais mais amados pelos tutores estão Brotas, Florianópolis, Maraú, Serra Negra, Vila Velha, entre outros.
Aqui vale uma dica: geralmente, os donos escolhem destinos turísticos em meio a natureza, aqueles com trilhas e cachoeiras, bem como evitam os grandes centros, como as cidades superpopulosas.
Dessa forma, busque opções de pousadas ou mesmo hotéis fazendas que ficam mais distantes do barulho das cidades. Além do conforto, isso evita que os pets fiquem muito estressados.
No Blog você encontra um post especial com os resorts de luxo e viagens de mochilão que vocês podem realizar juntos.
Viajando com cães sem preocupação: veja o que o lugar oferece
Um segundo ponto de atenção é conhecer toda a estrutura do local para qual irá viajar, incluindo as facilidades ali.
Dessa forma, comece a avaliar quais são as opções de espaços, como hotéis e pousadas, veja as redes sociais, observe quais são os comentários em diversas redes, veja fotos e vídeos, marcações, etc.
Ao mesmo tempo, ligue para conversar com o local (você pode até pedir uma ligação por vídeo no lugar).
Durante essa ligação, a recomendação é fazer perguntas específicas e observar quais são as facilidades.
Por exemplo, em relação à alimentação, limpeza, locais de passeio ou limitações, atrações turísticas, se há veterinários, espaços para limpeza do pet (como banhos) e assim por diante.
Existem locais que são mais flexíveis, permitindo que o cão fique solto em áreas específicas, outros exigem o uso da guia e, dependendo do porte do animal, as focinheiras. Questione sobre tudo isso.
Tenha o que precisa na bagagem
Por fim, uma dica essencial desse post de viajando com cães sem preocupação envolve preparar uma bagagem para o seu pet.
Nessa bagagem, tenha remédios que possa precisar, carteira de vacinação, guia/coleira extra, protetor solar, itens de limpeza (como shampoo, escova/rasqueira e itens para limpeza do ouvido) e assim por diante.
Esses itens são de uso pessoal do seu cão, como exatamente a sua bagagem.
Além disso, lembre-se de respeitar o seu pet e garantir que ele fique bem em todo o trajeto, com paradas para as necessidades e descanso.
Simultaneamente, não obrigue o seu pet a fazer nada se ficar desconfortável. Vale para passeios, pessoas se aproximando e mais.
Quer mais dicas especiais para cuidar do seu cão? Aqui no Blog você encontra!